Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente instalam na escola um ponto de coleta de óleo vegetal usado, para recolher o resíduo através dos alunos e população da cidade.
O óleo vegetal residual de fritura, quando descartado em locais impróprios como, por exemplo, rios e lagos, contamina a água. Um litro de óleo contamina aproximadamente 25 mil litros de água. Com isso,os alunos do curso técnico de Meio Ambiente da ETEC Pedro Ferreira Alves, desenvolveram um projeto para implantar um ecoponto de coleta de óleo de cozinha usado.
Este projeto implantou, na ETEC Pedro Ferreira Alves, um ponto de coleta do óleo vegetal residual de fritura produzido pela população do município, com a finalidade de minimizar a degradação dos corpos hídricos, solo e redes de esgotos em Mogi Mirim , bem como motivar a comunidade a adotar práticas cotidianas de forma sustentável através da educação ambiental. O projeto ainda irá contribuir na redução dos gastos na manutenção das redes coletoras de esgoto e drenagem de águas superficiais na cidade.
É esperado com a implantação do projeto, que todos contribuam da melhor forma possível para que o ponto de coleta de óleo residual desenvolva-se de forma constante até atingir um ponto estável de arrecadação para que o encaminhamento ocorra com controle de tempo e quantidade. Mesmo que a coleta de óleo vegetal residual de fritura tenha apenas um apelo ambiental, é de extrema importância a promoção da principal meta, a educação ambiental.
Texto por João Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário